A história de Viçosa-MG

Hoje iremos falar um pouco sobre a história de Viçosa, Minas Gerais, sede do quartel-general da Redline.

Esse post é o lançando de uma série sobre as cidades da região da Zona da Mata. Nosso intuito é de informar aos leitores do nosso blog que esses municípios, muitas vezes pequenos, com menos de cem mil habitantes, possuem uma história rica e interessante. Esperamos que aproveitem o post:

vista panoramica vicosa mg dias atuais 1024x274 A história de Viçosa MG

O município de Viçosa, localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, possui uma população de  aproximadamente 80.000 habitantes, além de uma população flutuante de cerca de 20.000 pessoas.

O ano de fundação da cidade não é exato, mas seu povoamento se iniciou de forma tímida a partir da segunda metade do século XVIII.

primeira igresa matriz de vicosa mg 300x198 A história de Viçosa MG

Primeira Igreja Matriz de Viçosa

Em 8 de março de 1800, o Padre Francisco José da Silva obteve permissão para construir uma igreja  em homenagem a Santa Rita de Cássia, dando assim origem ao povoado de Santa Rita do Turvo, que foi o primeiro nome da cidade Viçosa. A cidade ganhou um novo nome em 3 de junho de 1876, passando a se chamar Viçosa de Santa Rita, em homenagem ao bispo Dom Antônio Ferreira Viçoso. Apenas em 1911, 36 anos depois, o município passaria a ser chamado somente de Viçosa.

Com a chegada da estrada de ferro, durante a administração do então presidente da Câmara, Arthur Bernardes, foi um marco para a cidade. No entanto, a distância da estação até o centro da cidade representava um problema. A questão foi resolvida 30 anos depois, quando a estação foi transferida do atual bairro Silvestre para o centro.

maria fumaca chegando a vicosa mg anos 1920 300x225 A história de Viçosa MG

Maria Fumaça chegando a Viçosa nos anos 20

Após essa época, começaram a chegar imigrantes italianos e libaneses, que ativaram o comércio local. Em 1926, o viçosense Arthur Bernardes, então presidente de república, fundou a ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária) que futuramente se tornaria a Universidade Federal de Viçosa.

Na década de 50 a cidade passou por diversas obras de urbanização, com a reformulação das Avenidas Santa Rita e P.H.Rolfs, construção do Cine Brasil e do Colégio Viçosa. Nessa época, as praças do centro da cidade foram redesenhadas. A Capela do Rosário deu lugar a atual prefeitura na praça do Rosário, e a atual igreja matriz foi erguida ao lado da antiga, que posteriormente seria derrubada. Durante os 60 anos seguintes, a cidade sofreria um processo de verticalização, com a construção de centenas de prédios e edifícios, sendo considerada a quarta cidade com maior número de construções com mais de quatro pavimentos no estado de Minas Gerais.

vista parcial lagoa ufv vicosa mg 300x200 A história de Viçosa MG

Vista Parcial da Lagoa da UFV e as edificações do Centro da cidade ao fundo

A economia local é baseada no setor de serviços, que se destina principalmente a população flutuante, composta majoritariamente por estudantes que residem na cidade apenas durante o período escolar.

O clima na cidade de Viçosa é conhecido por suas mudanças bruscas de temperatura, tendo “as quatro estações do ano em um único dia”. A temperatura varia entre os 10°C no inverno e os 35°C no verão. A uma altitude média de 649 metros, tem um relevo acidentado e montanhoso, com poucas porções de terra plana. A vegetação original era composta por Mata Atlântica, que foi dizimada devido a exploração da madeira e cultivo de café e capim para gado.

Viçosa destaca-se pela educação, e é conhecida como cidade universitária. A UFV recentemente ganhou o título de terceira melhor universidade do país, e a melhor de Minas. A produção de cosméticos e produtos destinados do leite recentemente também vem ganhando alguma relevância.

ed arthur bernardes ufv vicosa mg 300x225 A história de Viçosa MG

Edifício Arthur Bernardes no Campus da UFV

O campus da UFV e suas adjacências também merecem destaque devido a beleza arquitetônica e urbanística. Uma curiosidade é que um renomado professor americano, Peter Henry Rolfs, foi chamado para idealizar a fundação da universidade, na tentativa do governo brasileiro buscando padronizar o ensino nos moldes da educação americana. Peter trouxe consigo, além do método de ensino, noções da arquitetura utilizada nas faculdades americanas.

Curta abaixo uma galeria selecionada de fotos que contam um pouco da história de Viçosa:


Ver mapa maior

Sobre Lucas Teixeira
Empreendedor e amante da internet, ha cinco anos trabalha com desenvolvimento de websites e lojas virtuais. Diretor da Redline Websites.

2 respostas a A história de Viçosa-MG

  1. Dayana disse:

    Onde você conseguiu as fotos do vídeo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>